Apostila 2 - O testemunho de três gerações

Comunidades paulinas, Evangelhos e os cristãos depois dos apóstolos. Essas são as três gerações que escreveram sobre a vida de Jesus.
A primeira, ou seja, as cartas paulinas, foram escritas com base na proclamação da morte e ressurreição de Cristo, o qual chamavam de "evangelho", que inicialmente significa o anúncio, a boa nova.
A segunda geração fez algo além: escreveu os testemunhos da vida de Jesus e, ao mesmo tempo, tentou resolver, por meio desses ensinamentos, os problemas que enfrentavam em sua comunidade.



Bíblia: uma experiência comunitária


O evangelho, primeiramente foi vivido, pois as comunidades viveram a conversão e também puderam participar do convívio dos que testemunharam. Com isso, os evangelhos foram transmitidos oralmente, como era a tradição da época. As comunidades executavam essa prática de forma fácil, com o uso de palavras-chave e repetição. Assim, foram transformando os relatos a partir do contexto local, para que as pessoas se convertessem das leis judaicas e para ajudá-las a acreditar na ressureição de Jesus e no Reino de Deus. Mais tarde, o evangelho foi escrito por uma comunidade que pegou Marcos como ponto de referência, depois outras também passaram a escrever cada qual o seu testemunho.

Chamamos de terceira geração, os que não puderam conviver com os apóstolos, mas continuaram a passar por escrito os testemunhos dos anteriores.
Muitos conflitos ocorreram no decorrer dos anos, inclusive dentro das comunidades. As pessoas começaram a ter muitas dúvidas com relação a mensagem cristã e entraram em crise de fé. Por isso, os que acreditavam nos escritos sentiram uma grande necessidade de aprofundar a Palavra de Deus, "relendo o Antigo Testamento à luz da fé pascal".

0 Comments:

Post a Comment