Continuação da Apostila I - Hermenêutica: fusão e ultrapassamento

O trabalho de um exegeta é buscar o sentido do que o autor escreveu. Porém , essa compreensão leva em consideração não apenas o conhecimento do texto bíblico, como explica João Pedro, autor do texto do qual estamos trabalhando, " o exegese deve se conhecer tão bem quanto conhece os textos sagrados, autor e o contexto dos leitores. No momento da análise, ele entra com sua pré-compreensão, fatores pessoais como personalidade, estrutura mental e psicológica, cultura, religião e tradição. Além de conhecer-se bem, deve conhecer seu mundo e sua comunidade".

Será que podemos compreender o autor melhor do que ele se compreender a si
próprio?
"A genialidade do intérprete e a existencialidade da comunidade ouvidora determinam aquilo que o texto fala"- é o que argumenta o autor ao explicar que muitos hermeneutas se apressam ao examinar a exegese e acabam por "colocar palavras na boca do autor", tentando ser objetivos demais. Outros hermeneutas vão além da interpretação, interrogando-se sobre o que o texto não tratou. Logo, tentam entender mais o autor do que ele a si mesmo. João Pedro diz que isso não é possível, pois o "autor estava em pleno domínio das considerações que animaram a sua composição, não compreendemos melhor o autor, compreendêmo-lo de um modo diferente".

Por outro lado, muitas vezes acontece do leitor saber mais do que o autor sobre determinado assunto. Quando este lê um texto e dentro de algum trecho, examina seu próprio repertório e sua bagagem cultural, pode pegar a passagem e fazer dela tema de uma nova pesquisa. Pesquisa feita e já se foi mais longe que o autor anterior.

Na hermenêutica pode-se mudar a situação história, o ambiente, , os ouvintes e as ideias de quem falou. Com isso, ultrapassa-se o sentido original, dialogando com os leitores do "agora". Na exegese, o que acontece é a descoberta do sentido da época, o "lá". Mas ambas dependem uma da outra, pois a exegese é usada como base para a hermenêutica e esta é feita para que a exegese seja melhor compreendida.

0 Comments:

Post a Comment