Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

"Antes do dia da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus, que estavam no mundo, amou-os até o extremo. Começada a ceia, (...), sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saira de Deus e ía para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto, e apegando uma toalha, cingiu-se com ela."
(Jo 13,1-4).


"Depois que lhes lavou os pés e que tomou seu manto, tendo tornado à mesa, disse-lhes: Compreendeis o que fiz? Vós chamais-me Mestre e Senhor e dizeis bem, porque o sou. Se eu, pois Senhor e Mestre, vos laveis os pés, também vois deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu dei-vos o exemplo, para que, como eu vos fiz, assim façais vos também. Em verdade, em verdade vos digo. O servo não é maior que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreendeis estas coisas, bem-aventurados sereis se as praticardes."
(Jo 13,12-17).

O Lava-pés foi um gesto de Jesus à seus doze discípulos, para ensinar-lhes humildade e mostrar-lhes seu amor. Atualmente, a Igreja Católica relembra este Santo Ofício, celebrando na Missa do Lava-pés e imitando o gesto para enfatizar o papel dos cristãos. O serviço.

A Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, no Convento do Carmo, aconteceu às 18 horas. Os frequentadores que atuaram como os doze apóstolos para a celebração foram: Rogério, Orestes, Ricardo, Manuel, Paulo, Marcos, Gelson, Eduardo, Adilson, Edcarlos, Isaias e João. Assim como muitas outras pessoas que colaboraram para a celebração, tanto nas Leituras, nos salmos, na organização, entre outros, quanto com a presença.
---
Foto: Marcia Heloisa Madi Pereira

0 Comments:

Post a Comment