Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins é o maior do Estado do Amazonas. Como, diz a lenda, a competição dos bois-bumbás nasceu no pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e como a maioria dos moradores da Cidade são devotos da Virgem do Carmo, muitas homenagens são oferecidas para ela no festival mais importante do Norte.
A romaria feita na Cidade de Parintins acontece entre os dias 6 e 16 de Julho, e o Festival de Parintins, na última semana de Junho. Na semana anterior à festa de Nossa Senhora do Carmo há sempre uma missa festiva na Catedral da Cidade. Durante o festival, os dois bois rivais homenageiam a santa padroeira com toadas e quadros na arena, pedindo sua benção e proteção.

O Festival apresenta, nas noites de 28, 29 e 30 de Junho, a competição entre os dois bois-bumbás locais: o boi Garantido e o boi Caprichoso. Após a festa, os Bois ornamentam o andor da santa.
D. Gino Malvestio, o bispo local, comentava: "Acaba o Boi, dia 6 de julho começa a festa de Nossa Senhora do Carmo, uma festa à qual todo povo se liga com igual fervor" (entrevista, 1996). O vice-prefeito, Osvaldo Ferreira, comentava também: "No município e em seus arredores, há 180 comunidades rurais, todas elas têm seu padroeiro, e fazem festa do padroeiro no dia do santo. Entre 6 a 16 de julho, a maior parte vem do interior para a festa de Nossa Senhora do Carmo. Fica um grande movimento aqui, não é como o boi, que tem umas cinqüenta mil pessoas, mas no ano passado (1995) a procissão tinha umas 15 mil. Quem vem é muito pessoal do interior, comunidade rural, e muito parintinense devoto" (entrevista, 1996). Se a romaria de Nossa Senhora do Carmo é uma "festa interiorana", cujos caminhos levam para dentro da região, o festival dos Bumbás pode ser visto como uma festa cujos caminhos conduzem para fora da região, para o país e para o mundo.

Catedral de Parintins

A lenda dos bois , originada de índios, negros e brancos varia por sua diversidade cultural. Especificamente na cidade de Parintins, a padroeira é Nossa Senhora do Carmo, porém, há mais padroeiros dos bois-bumbás que não são apenas os santos católicos, como dito acima, a lenda ganha e perde aspectos no decorrer dos anos.

Uma das muitas homenagens prestadas à Nossa Senhora do Carmo são as músicas que louvam a santa. Segue abaixo a letra da música chamada "Nossa Senhora de Parintins", cantada pelo Boi Garantido no Festival de 2001:

"O manto todo branco

Leve vento ao véu

Com toda a divindade, lança o teu amor

O Garantido, um peregrino

Prometeu ao Deus menino

Carregar o seu andor

A velas que clareiam o céu do rio-mar

Reluz a emoção nos olhos dos fiéis

O Garantido no Carmelo

Esmerou como um castelo

Tua morada e teu jardim

Pétalas nas tuas mãos

Nossa Senhora flor da proteção

Dá alegria e harmonia aos corações dos que precisam

Estar em paz nesta oração

O fervor da tua benção

Anuncia o toque dos clarins

Na tua passagem em procissão

Rende homenagem o Garantido

Campeão de Parintins"

---

Fonte: scielo

0 Comments:

Post a Comment