Últimas do Carmo!

Hoje, dia 20 de Julho, o prior e reitor do Convento do Carmo de Santos completa 49 anos de vida. Nascido na cidade de Biritiba Mirim, em São Paulo, veio para Santos em 1998, após o falecimento do Frei Rafael. Há onze anos vêm fazendo um impressionante trabalho de recuperação do terceiro convento carmelita mais antigo do País.
Frei Lino exerceu seu diaconato na cidade de Itu, em 1988 e foi ordenado sacerdote no dia 3 de Dezembro de 1988, pelas mãos de Dom Vital Wilderink, em Biritiba Mirim. Ele diz ter escolhido o Carmelo por três motivos: A vontade grande de servir a Deus e ao próximo; A presença carmelitana na região do Vale do Rio Paraíba do Sul e por conseguinte as atividades que os freis carmelitas exercem pela região, em especial a devoção a Nossa Senhora.

Depois de ordenado exerceu as funções de vigário, pároco e formador de aspirantes em Taguatinga Sul- DF, DE 1989 a 1991; Vigário paroquial em Angra dos Reis - RJ, em 1992 e de Abril de 2002 a Fevereiro de 2003; Prior, ecômono e reitor no Convento de Itu -SP, de 1993 a 1997; Vigário cooperador em Itaim Bibi -SP, até 1998; Em 1998 passou a ser prior e reitor do Convento de Santos, além de ser também capelão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em 2007. Atualmente, além das atividades do Convento do Carmo de Santos, ele ministra aulas de Teologia, no Beato José de Anchieta.

Para todo esse trabalho, o frei cursou os cursos de Filosofia, no Seminário Vicentino, em Curitiba, e de Teologia, feito no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), junto a alguns cursos de extensão nos anos de 1985 a 1988.

Depois de toda essa caminhada, a família carmelitana de Santos, quer, no dia de hoje, agradecer por todos os feitos e parabenizá- lo, lembrando que, os caminhos que trilhamos estão repletos de surpresa e de infinitas aventuras. Conhecemos e nos aprofundamos naquilo que vai nos enriquecer e nos acrescentar, estamos falando das amizades que se formam e que se tornam importantes e vitais em nossa rotina diária.
Hoje, queremos agradecer pelo nascimento de frei Lino e por tudo que ele conquistou em sua vida e principalmente pela amizade e assistência que liga esta comunidade.

Ter um amigo como ele é algo incrível, por ser uma pessoa de tão grande valor. Por isso, receba nosso carinho, respeito e apresso pela passagem do seu aniversário!!!!
----
Dia da Amizade
Além desses dois nascimentos importantes para a história do Convento do Carmo de Santos, também devemos falar hoje, coincidentemente, sobre a AMIZADE. Dia 20 de Julho, dia Internacional da Amizade!!!

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio. A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração. A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio. A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo. A amizade diminui a distância. Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida. A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano. A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor. Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta, em qualquer situação. O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão. O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação. O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.

--fonte: Roque Scheneider

---

Hoje também é dia do profeta Elias!

A figura desse profeta é muito importante no dia de hoje, pois é uma pessoa que influente nas três principais religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e islamismo). Por isso, é interessante ressaltarmos sua importância, coincidentemente também, no Dia da Amizade.

O profeta Elias era de Tesbi, de Galaad. Elias significa "Meu Deus é o Senhor". Elias é o profeta que insiste e não se cansa de afirmar que o senhor Deus de Israel é o único. Para ele, Deus se apresentou não em meio ao terremoto, ao furacão e ao fogo, mas sim e uma brisa suave, significando a ternura com que Deus trata seus filhos.

---

Agradecimento!

No último recado do dia, a família carmelitana quer aproveitar para agradecer a todos aqueles que compareceram à festa de Nossa Senhora do Carmo e dizer que, sem os devotos de Maria presentes em nossa comunidade, não conseguiríamos nem a metade do esperado para homenagear a Mãe protetora do Carmo. Nossa festa foi muito bonita, graças a todos vocês!



2 Comments:

  1. Renilma said...
    que deus os abençoe hoje e sempre.dando-lhes cada dia mais e mais amor fé esperança.

    com carinho

    re
    Yeda said...
    Frei Lino, quero deixar aqui registrado a importância deste dia para todos nós, pois é mais um coroamento de vida que se soma na sua caminhada, cuja essa é dedicada aos homens de boa vontade, que querem o melhor para o seu dia a dia e a do seu próximo também, procurando sempre agir corretamente. Que Deus lhe regue de bençãos, para que possa ser renovado a cada ano, se dedicando a todos nós. Feliz Aniversário!

Post a Comment