Dia do Padre - 4 de Agosto

Amanhã, dia 4 de Agosto, é o dia daquele que ouviu o chamado de Deus para ser um servo, sacerdote, pai à semelhança de Cristo. Por isso, vamos colocar em pauta sua história e ainda falar de um tema que se refere muito à ele, a família e a educação.

Para começar nossa conversa sobre como os paradigmas da sociedade foram mudados lentamente, ou seja, o modelo das coisas que conhecemos foram se alterando ao passo da sociedade moderna positiva ou negativamente, vamos falar do patrono dos padres : São João Maria Vianney.


Nascido na França, em 1786. Camponês, desertado do exército napoleônico em marcha para a Espanha unicamente por não conseguir acertar o passo com seu batalhão. No seminário, não conseguia acompanhar seus colegas de estudo, porém, tinha uma qualidade fundamental para o papel de padre: era um modelo de piedade. Foi essa característica que o fez ser promovido pelo vigário geral. Logo recebeu as ordens sagradas, mas sem a autorização para confessar. Foi então mandado para uma aldeia pequena e lá mostrou o sentido de sua vida: superação dos limites para colocar o que tinha a serviço dos demais.

Esse foi o bem deixado pelo padre Vianney, patrono dos sacerdotes. Apesar de suas dificuldades em seguir os estudos para o sacerdócio com relação ao latim e filosofia, ele entregou o que possuía em si de melhor para dar às pessoas ao seu redor.


Atualmente, os padres não fazem apenas o papel de pai e orientador religioso. As sociedades necessitam de mais do que isso, elas precisam de educadores. Na sociedade em que vivemos, muitas coisas passam e acontecem sem que percebamos os detalhes. Parar para observar, pensar criticamente, concluir um pensamento e obter uma opinião construída a partir de informações profundamente analisadas...os tempos de hoje não parecem deixar que façamos essas coisas. Por isso o mundo corre depressa e nem vimos como tudo aconteceu. Isso implica em um buraco nas nossas histórias de vida, nos fazem carentes.


E é aí que entra a Igreja. Hoje em dia, a Igreja não é mais apenas o templo do silêncio e da introspecção, mas sim o da discussão. Discutir é uma rotina intelectual que nos faz chegar à respostas de diversas cabeças. É a troca de idéias acontecendo, são diversos repertórios compartilhados. Ao padre atual, podemos entregar também esse papel: o de educador. Assim como os professores que mudaram seus modelos de ensino e adaptaram suas cartilhas para ensinar também às crianças a importância de um pensamento crítico em relação ao mundo, a Igreja e seus padres também adaptaram seus discursos para preencher essa carência.
Os retiros espirituais que acontecem em algumas igrejas são como uma reunião para "pensar". Neles, as comunidades se reúnem e discutem sobre os mais variados temas, independente da faixa de idade. Outro exemplo são os grupos de jovens. Os eventos organizados por eles têm como meta a discussão e o crescimento intelectual de jovens e crianças. Os participantes desses grupos são também chamados de missionários, pois realizam passeatas em prol da paz no mundo, gincanas com a intenção de recolher alimentos e agasalhos para os necessitados, mutirão de limpeza em vegetações e etc. Em meio a tudo isso, os jovens e crianças vão aprendendo valores como respeito, prevenção ao meio ambiente e a importância da família.
Entre todos os aspectos apresentados, voltamos ao princípio. O padre é papel fundamental como o orientador da comunidade na Igreja e fora dela. Os percalços da rotina corrida do ser humano do século atual precisa dessa atenção que os padres se predispõem a dar. Por isso, amanhã, dia que homenageia o trabalho desses pais, orientadores, conselheiros e amigos merece que cada um de nós olhe ao nosso redor e veja o que precisa ser feito, troque idéias com os mais novos e os mais velhos, se interesse pelo mundo e pelo ser humano.
---
Oração pelos Sacerdotes

Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar,
que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes,
fazei com que suas palavras sejam somente as vossas,
que seus gestos sejam os vossos,
que sua vida seja o fiel reflexo da vossa.

Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus.
Que não tenham medo de servir,
servindo a Igreja como ela quer ser servida.
Que sejam homens, testemunhas do eterno nosso tempo,
caminhando pelas estradas da história
com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos.
Que sejam fiéis aos seus compromissos,
zelosos de sua vocação e de sua entrega,
claros reflexos da própria identidade
e que vivam com alegria o dom recebido.
Tudo isso vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima
ela que esteve presente em vossa vida,
esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes.
Amém

0 Comments:

Post a Comment