Símbolos do advento relembram sentido das celebrações

Conheça os significados de cada objeto que usamos para celebrar o nascimento de Cristo:


Coroa do advento: A coroa verde simboliza a esperança; a fita verde simboliza o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor. A cada domingo do advento acendemos uma vela, que simboliza nossa fé no Deus que vem. Jesus é a grande luz que ilumina os homens. Ele está para chegar, então nós os esperamos com luzes, porque queremos ser como ele.

Velas: simbolizam a presença de Cristo como luz no mundo. Acendendo vela no natal queremos também significar a nossa fé em Jesus, queremos dizer que também seremos luz para os irmãos.

Árvore de Natal: a verdadeira árvore de natal é o pinheiro, por ser uma árvore que nunca perde as folhas. O pinheiro é o símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira Vida: o Cristo.

Estrela: depois de muito procurar, por vários lugares desconhecidos, os reis magos foram guiados até o estábulo onde nasceu Jesus por uma estrela, a estrela-guia. Este símbolo representa a esperança que os três homens tinham em encontrar o Filho de Deus;

Presépio: nos lembra pobreza, simplicidade, humildade, fé, docilidade. Assim foi a vida e os ensinamentos de Jesus desde o início. São Francisco de Assis montou no natal de 1223 o primeiro presépio, e hoje milhares de presépios são montados em igrejas, famílias, lugares públicos.

Sinos: anunciam o nascimento de Jesus. No natal queremos dizer com os sinos que estamos felizes com o fato do Filho de Deus se fazer homem e estar entre nós. Queremos comunicar a todos essa alegria.

Bolas Coloridas: significam os frutos da árvore viva que é Jesus, são os dons que Ele nos trouxe, ensinando o amor, perdão, a verdade, a fé e a oração.

Presentes: simbolizam as ofertas dos três reis magos ao Menino Jesus, como uma demonstração do reconhecimento da importância daquela criança esperada.

---
Fonte: Presença Diocesana- Nov-2009

1 Comment:

  1. ROSÍ said...
    Muito lindo esse blog, estou seguindo, pois me é muito útil.
    Deus os abençoe.

Post a Comment