Hoje é dia de Santa Bahkita

Josefina Bahkita nasceu no Sudão (África), em 1869 e morreu em Schio (Vicenza-Itália) em 1947. Ela conheceu a angústia do rapto e da escravidão.


Bakhita não é o nome recebido de seus pais ao nascer. O susto provado no dia em que foi raptada, provocou-lhe alguns profundos lapsos de memória. A terrível experiência a fizera esquecer também o próprio nome. Bakhita, que significa "afortunada", é o nome que lhe foi imposto. Vendida e comprada várias vezes nos mercados, conheceu os sofrimentos físicos e morais da escravidão.

Rumo à liberdade, na capital do Sudão, Bakhita foi comprada por um Cônsul italiano. Na casa do Cônsul, Bakhita encontrou serenidade, carinho e momentos de alegria, ainda que sempre velados pela saudade de sua própria família.

Bahkita se tornou babá da filha de seu patrão. Anos depois, ela e a menina foram confiadas às Irmãs Canossianas do Instituto dos Catecúmenos de Veneza. E foi aqui que Bakhita, veio a conhecer aquele Deus que desde pequena ela "sentia no coração, sem saber quem Ele era. Vendo o sol, a lua e as estrelas, dizia comigo mesma: Quem é o Patrão dessas coisas tão bonitas? E sentia uma vontade imensade vê-Lo, conhecê-Lo e prestar-lhe homenagem".

Depois de alguns meses de catecumenato, Bakhita recebeu os Sacramentos de Iniciação Cristã e o novo nome de Josefina. Era o dia 9 de janeiro de 1890. Cada novo dia a tornava sempre mais consciente de como aquele Deus, que agora conhecia e amava, a havia conduzido a Si por caminhos misteriosos.

Anos depois, mesmo conquistando sua liberdade, Bakhita continuou no Catecumenato onde sentiu com muita clareza o chamado para se tornar religiosa e doar-se totalmente ao Senhor, no Instituto de Santa Madalena de Canossa. A 8 de dezembro de 1896, Josefina Bakhita se consagrava para sempre ao seu Deus, que ela chamava com carinho "el me Paron!".

Irmã Bakhita faleceu no dia 8 de fevereiro de 1947, rodeada pela comunidade em pranto e em oração. Uma multidão acorreu logo à casa do Instituto para ver pela última vez a sua "Santa Irmã Morena", e pedir-lhe a sua proteção lá do céu. Muitas são as graças alcançadas por sua intercessão.

0 Comments:

Post a Comment