Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins
Postado por Santuário de Nossa Senhora do Carmo e Adoração Perpétua do Carmo às 05:16A romaria feita na Cidade de Parintins acontece entre os dias 6 e 16 de Julho, e o Festival de Parintins, na última semana de Junho. Na semana anterior à festa de Nossa Senhora do Carmo há sempre uma missa festiva na Catedral da Cidade. Durante o festival, os dois bois rivais homenageiam a santa padroeira com toadas e quadros na arena, pedindo sua benção e proteção.
O Festival apresenta, nas noites de 28, 29 e 30 de Junho, a competição entre os dois bois-bumbás locais: o boi Garantido e o boi Caprichoso. Após a festa, os Bois ornamentam o andor da santa.
Catedral de Parintins
A lenda dos bois , originada de índios, negros e brancos varia por sua diversidade cultural. Especificamente na cidade de Parintins, a padroeira é Nossa Senhora do Carmo, porém, há mais padroeiros dos bois-bumbás que não são apenas os santos católicos, como dito acima, a lenda ganha e perde aspectos no decorrer dos anos.
Uma das muitas homenagens prestadas à Nossa Senhora do Carmo são as músicas que louvam a santa. Segue abaixo a letra da música chamada "Nossa Senhora de Parintins", cantada pelo Boi Garantido no Festival de 2001:
"O manto todo branco
Leve vento ao véu
Com toda a divindade, lança o teu amor
O Garantido, um peregrino
Prometeu ao Deus menino
Carregar o seu andor
A velas que clareiam o céu do rio-mar
Reluz a emoção nos olhos dos fiéis
O Garantido no Carmelo
Esmerou como um castelo
Tua morada e teu jardim
Pétalas nas tuas mãos
Nossa Senhora flor da proteção
Dá alegria e harmonia aos corações dos que precisam
Estar em paz nesta oração
O fervor da tua benção
Anuncia o toque dos clarins
Na tua passagem em procissão
Rende homenagem o Garantido
Campeão de Parintins"
---
Fonte: scielo
Marcadores: Tradições Carmelitanas