Carnaval do Santuário

Ainda há controvérsias sobre a origem do Carnaval, mas ela tem sido constantemente atribuída à sobrevivência e evolução do culto de Ísis, dos bacanais, lupercais e saturnais romanas, das festas em homenagem à Dioníso, na Grécia, e até mesmo das festas dos inocentes e dos doidos, na Idade Média. Elas passaram por suvessivos processos de deformação e abrandamento. Mas, independente de sua origem, é certo que o carnaval já existia na antiguidade clássica e até mesmo na pré-clássica, com danças ruidosas, máscaras e a licensiosidade que se conservam até a época contemporânea.
O carnaval chega ao Brasil junto a chegada da corte portuguesa. Até o início do século XX, a forma mais comum de brincar nestes dias era atirar água, farinha, cal entre outros, nas pessoas que transitavam. Os festejos evoluíram desde então. Surgiram a serpentina, o confete, o lança-perfume, os bailes carnavalescos, as fantasias- antes, mais formais, hoje, substituídas por trajes mais sumários - blocos e cordões de rua, até os grandes desfiles que temos hoje. O durante quatro dias do ano, o Brasil entra na mira dos festejos mundiais. Em nenhum lugar se faz algo tão luxuoso, tão vibrante, tão sacolejante como nosso carnaval. Pessoas de todas as partes se deslocam para cá. É osamba no Rio e em São Paulo, axé na Bahia, frevo no Recife, entre outros ritmos.
Porém, há quem prefira algo mais reservado e queira estar afastado destes excessos. Há alguns anos, a igreja tem aproveitado esta data para realizar momentos de estudo, oração, interiorização, louvor, escuta da Palavra e até com festa, para agradecer o dom da vida dado por Deus. São os chamados Retiros de Carnaval ou festivais com Jesus.
13º Retiro de Carnaval Carmelitano
O Santuário do Carmo de Santos realizou seu 13º Retiro de Carnaval, tendo por tema a "Oração dos Santos Padres da Igreja"- texto retirado da Revista Brasileira de História das Religiões (Págs 54 a 62), assinado por José Joaquim Pereira Melo. O pregador, frei Lino de Oliveira trabalhou o tema dividindo-o em partes que correspondem aos seguintes tópicos :
  • Assimilação - Resultado do diálogo entre o cristianismo primitivo e a cultura clássica, no qual teve um caráter complexo, pois os resultados desse encontro decorreram na fundamentãção da fé cristã, a fim de mlhor preparar os adeptos para se posicionarem num mundo que chamavam de pagão;
  • Originalidade - Discussão sobre a possibilidade de existência anterior ao cristianismo dos saberes humanos quanto à crença em Deus;
  • Expansionismo - A expansão cristã no século II, com sua presença cada vez maior na sociedade, provocou a perseguição de seus adeptos pelo Estado Romano;
  • Enfrentamentos - Após as discussões sobre os movimentos heréticos, a igreja buscou uma nova orientação que coincidiu com a decisiva mudança de atitude de muitos intelectuais cristãos;
  • Contribuições - Processo de assimilação do legado cultural greco-romano, o qual teve sua origem na negação, passou pelo período da desconfiança para culminar no reconhecimento do valor fomrativo do conhecimento filosófico.

As expectativas de um retiro são sempre a de poder contribuir na formação e trasmissão de conteúdos relevantes. Nós, da família carmelitana agradecemos a todos que compareceram.

1 Comment:

  1. Ariane Zoby said...
    O retiro foi muito proveitoso. Foi um tempo de estudo sobre o ontem e o que este nos traz de reflexão para o hoje, a fim de preparar melhor o amanhã.
    Que Deus continue abençoando a presença do Frei Lino em nossa Diocese.

Post a Comment