Retiro do Convento do Carmo

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro o Convento do Carmo, através de seu Prior Frei Lino de Oliveira (OC), organizou um retiro cujo tema era: “A oração dos Padres na Igreja”. Durante esses três dias o retiro desenvolveu-se em cima de palestras em que o desenvolvimento da pregação levava os participantes, orientados pelo pregador, a conclusões conjuntas acerca das posturas inovadoras e corajosas que os Santos Padres tomavam frente às necessidades e problemas das primeiras comunidades cristãs que estavam se desenvolvendo.
O retiro foi extremamente esclarecedor quanto à importância dos Santos Padres para a Igreja de hoje no que tange a formação das tradições, das primeiras comunidades e o combate à heresia e a diversidade cultural e ao mesmo tempo apontou um caminho interessante para as respostas que a Igreja busca nos tempos de hoje. Foi recordada a importância que o Concílio Vaticano II deu ao resgate da espiritualidade dos primeiros séculos da Igreja Nascente, bem como a importância que esta espiritualidade primitiva da Igreja teve no desenvolvimento das Ordens Mendicantes que buscaram reviver a essência vivida pelas primeiras comunidades organizadas e guiadas pelos Santos Padres.
Destaco também a participação de vários irmãos de outras comunidades que vieram ao encontro do Convento do Carmo para receber um pouco mais desta espiritualidade contemplativa em meio a uma festa extremamente agitada e barulhenta que é o carnaval. Entre os participantes alguns irmãos de Ordens Religiosas também estavam presentes, são as Ordens: Venerável Ordem Terceira dos irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; Ordem Franciscana Secular de Santo Antônio do Embaré; e a Venerável Ordem Terceira da Penitência de Santo Antônio do Valongo juntamente com sua Fraternidade da Juventude Franciscana.
Por fim, espero que todos os participantes do retiro renovem suas esperanças e criem coragem para que após o momento da oração e do encontro com Deus passem para a experiência da ação ao encontro de todos que precisam receber a mensagem libertadora de Jesus Cristo. Paz e Bem!

Irmão Raphael Rodrigues Taboada, OFS

0 Comments:

Post a Comment