Por que Ordem do Carmo?


A Ordem do Carmo teve sua origem entre os anos de 1192 e 1207, no tempo das Cruzadas. Esse é um período de transformação na Europa, causadas pelo crescimento urbano e o surgimento das Comunas (municípios), desenvolvimento da agricultura, gerando riquezas e originando as diversas classes sociais: os nobres ou patrícios, chamados de Maiores; os comerciantes, artesãos e corporações profissionais, chamados Medíocres ou Burgueses; e os assalariados e os pobres, chamados Menores. Surgem as lutas de classes e até luta entre cidades. Mesmo a igreja não ficou ilesa dessas transformações. Muitos, dentro da própria igreja, voltam seus olhares para a busca de uma vida mais simples e pobre, inspirada no seguimento de Cristo despojado e nú, descrito no relato das primeiras comunidades cristãs.

Surgiram as Ordens Mendicantes, lideradas por São Francisco de Assis (1182-1226), São Domingos de Gusmão (1170-1221) e também os Carmelitas (1207). Características das Ordens Mendicantes: pobreza e evangélica, pregação , vida comum, serviço aos irmãos, especialmente os mais pobres.

Já havia um movimento de pessoas que buscavam o deserto para praticar a solidão, sozinhas ou em grupos - os eremitas, para se dedicarem à oração mais prolongada, à penitência ao trabalho manual para se sustentarem. Um grupo de eremitas fixou-se no Monte Carmelo. Viviam em penitência, praticando uma oração centralizada na Bíblia. Eles moravam em grutas porque elas favoreciam a vida solitária propícia à penitência e à oração. Foi ali que aparece junto a Fonte de Elias um líder, um tal B, que mais tarde foi identificado pela Ordem do Carmo como São Brocado, eremita do Monte Carmelo.
---
Foto: gruta onde moravam os eremitas no Monte Carmelo
---
Fonte do texto: O Carmelita

0 Comments:

Post a Comment