Retiro Carmelitano de Inverno

No último dia 23 foi feito no Convento do Carmo mais um retiro carmelitano. Este, ministrado por Frei Lino, abordou o tema “Oração dos Padres da Igreja” , que apresentou aos presentes o Venerável São Beda .

A todos que não puderam comparecer, o Blog do Convento traz um pequeno resumo do seu conteúdo para que leiam em casa e conheçam mais uma personagem de grande relevância na Igreja Católica.

Frei Lino contou sobre a vida de São Beda. Religioso que fez da sua vida aprender, escrever e ensinar. Dele, podem ser encontrados tratados sobre gramática, métrica, retórica, matemática, física, metereologia, astronomia, música, poesia e hagiografia (biografia dos santos).




São Beda, chamado por muitos de “luz da Igreja” ou “Doutor dos Anglos” foi assunto na Cidade do Vaticano em fevereiro, quando, dando prosseguimento às suas exposições sobre escritores eclesiásticos, o papa Bento XVI dedicou o tema de sua fala, na audiência geral, à catequese do escrito medieval “São Beda”:

“É fato que, com suas obras, Beda contribuiu eficazmente para a construção de uma Europa cristã, na qual as diversas populações e culturas estão ligadas entre si, conferindo-lhes uma fisionomia unitária, inspirada na fé cristã. Rezemos para que também hoje existam personalidades da estatura de Beda para manter unido o continente (...).”

Santo Afonso fez das palavras de São Beda o seguinte elenco:

“ Tudo neste mundo acaba: os prazeres e as dores; a eternidade não passará jamais. De que servem na hora da morte todas as grandezas deste mundo? O que nos vem de Deus seja prosperidade, seja adversidade, tudo é bom; tudo é para o nosso bem. É preciso deixar tudo, para adquirir tudo (...)”.


ORAÇÃO

Ó Deus, que iluminais a vossa Igreja com a erudição do vosso presbítero São Beda, o Venerável, concedei-nos sempre a luz da sua sabedoria e o apoio e seus méritos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

0 Comments:

Post a Comment