Novena de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face


Hoje começa a novena à santa Teresinha. Nos últimos 100 anos, ela foi acolhida no Convento de Santos com um altar. Aqui, os freis organizaram uma associação dedicada a sua devoção e ao seu testemunho; que chega até nós pela presença dos freis missionários que vieram ao Brasil à quatro séculos.
Aqui em Santos, além da formação, ela é a madrinha da nossa sacristia, todas as comunhões realizadas por aqui são dedicadas e acompanhadas por suas graças.
Que possamos celebrar com as virtudes necessárias. Se não puder comparecer à uma Igreja, acompanhe pelo blog do Convento do Carmo de Santos direto de sua casa e ore por santa Teresinha conosco, pois disponibilizaremos neste espaço o conteúdo de sua novena.

Dados Biográficos de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face


Teresa Martin nasceu em Alençon, França, a 02 de Janeiro de 1873. Fez a 1ª Comunhão a 08 de maio de 1884 e no mesmo ano a Confirmação. Após o falecimento de sua mãe muda-se para Lisieux e ali é educada pelas Irmãs Beneditinas. Ingressou no Carmelo de Lisieux, recebeu o hábito e fez a profissão religiosa entre 1883 e 1890.
Cumpriu todas as responsabilidades confiadas pela Madre Superiora, inclusive o de Mestra de Noviças. Pôs o amor como centro de sua vida e escreveu sua autobiografia (História de uma Alma) cheia de vivências e experiências íntimas de uma infância espiritual que serviu de modelo às suas noviças.
Recebeu por fim a missão de acompanhar com orações e sacrifícios os irmãos missionários.
Faleceu aos 24 anos a 30 de Setembro de 1897, foi beatificada por Pio XI em 1923 e a 17 de Maio de 1925 foi canonizada. Em 14 de Dezembro de 1927 foi proclamada Padroeira das Missões.
Recebeu o título de Doutora da Igreja em 19 de Outubro de 1997, no Dia Mundial das Missões, proclamado pelo papa João Paulo II.
Suas relíquias peregrinaram pelo mundo e cheagaram ao Convento do Carmo de Santos em 1998, recebida com solenidade e celebrações.

1º Dia da Novena


"Não é bastante amar, é preciso prová-lo" - manuscrito A 184

Durante a viagem à Roma, Teresinha, criança, expressa sua dificuldade em compreender a razão de ali serem as mulheres tão facilmente excomungadas...Desprezadas.
Ouvia Dizer: - Não andeis por aqui, ou por ali senão sereis excomungadas!
E meditava: ..."Elas amam o bom Deus em número muito superior aos homens e na Paixão do Senhor tiveram mais coragem do que os Apóstolos. Enfrentaram os soldados e tiveram ânimo de enxergar a adorável face de Jesus. Os últimos serão os primeiros".
Todos: Santa Teresinha do Menino Jesus, fazei com que amemos o Evangelho para entender que os pensamentos de Deus não são os dos homens.

1 Comment:

  1. Unknown said...
    Nunca havia participado da novena de Santa Terezinha. Quando menina li muito sobre Terezinha. Voltei no tempo ao participar desta novena. Agradeço a Deu por esta oportunidade

Post a Comment