TRATADO CAPÍTULO V




CAPÍTULO V – OS MOTIVOS QUE DEVEM TORNAR ESTA DEVOÇÃO RECOMENDÁVEL PARA NÓS

            A princípio serão tratados  aqui neste simples resumo o conteúdo central dos artigos I e II do capítulo V do Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem.
            Nos itens de 135 a 138, São Luís Maria Grignion de Montfort nos ensina e nos mostra a excelência em consagrar-se totalmente a Cristo, sem reservas, por meio da Virgem Maria. Como resistir a Aquele que nos amou primeiro e se entregou por, sem reservas, para nossa salvação eterna? A Virgem Maria que viveu toda a sua vida a escuta de Deus e com total confiança se entregou nas mãos do Pai, nos acolhe e nos orienta apontando o caminho “Fazei tudo que Ele vos disser” (Jo 2,5) , com isso a nossa entrega a Nosso Senhor Jesus Cristo por Maria exige de nós:

1.            Estarmos inteiramente a serviço de Deus, por Maria:   
  • Doar-se por inteiro, generosamente: 
  • O pensar;
  • O querer;                                                                 Serviço sem reserva     
  • O julgar;
  • Os sofrimentos.

            Sendo assim, o estudo do Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem nos convida a devotarmos a nossa vida por amor a Jesus em Maria e com Maria, a primeira discípula do Senhor.

            Nos itens de 139 a 143 nos revela que o segundo motivo da perfeita devoção à Virgem Maria nos faz imitar o exemplo dado por Jesus Cristo e também de praticarmos  virtude da humildade.
            Reconhecendo que somos indignos de recebermos das Mãos do Senhor todas a graças e o próprio Cristo, para nossa salvação, Deus no-lo concede por meio de Maria. A Santíssima Virgem tornar-se um aqüeduto pela qual fluir todas as graças Deus para a humanidade. Jesus sendo verdadeiro Deus, mostrou-se verdadeiro Homem ao ser submisso a seus pais, à  Maria. Com isso o Criador, confiou-se à sua criatura, à Maria plena em graça, já profetizada  no Gênesis, para querer dela depender em sua infância, tornando-se para nós também modelo de humildade e obediência. Também é por Maria que nos membros do corpo místico de Cristo. Fomos gerados em Maria aos pés da cruz, representado no momento em que Jesus confiou sua santa mãe ao seu discípulo muito amado:


Só por meio dela o pai nos deu e nos dá seu Filho, só produz outros filhos ela, e só comunica suas graças através dela. Somente por ela Deus Filho formado para todo o mundo em geral; só por ela, em união com o Espírito Santo, ele é formado e gerado todos os dias. Somente por meio dela o Espírito santo formou Jesus Cristo, só por ela forma os membros de seu corpo místico, e não dispensa seus dons e favores a não ser por ela. " ( São Luís Maria G. de Montfort, pg 94, 2016)

                                                   

            Por isso ao oferecermos o nosso labor, trabalho e ação por Maria a Cristo e tudo o que possuímos e reconhecendo a nossa indignidade de aproximarmos de Jesus  e de sua infinita Majestade recorremos a Virgem Maria como nossa mãe e intercessora para que com ela possamos nos oferecer totalmente e sem reservas, com humildade nos consagramos a Deus nosso Senhor.


Kátia Cruz

0 Comments:

Post a Comment