O Convento está em festa!

O Convento do Carmo de Santos completou, nesta última sexta-feira, 420 anos de fundação. Às 18 horas foi celebrada a Missa Solene que abre as comemorações dessa festa. Por isso, este artigo vai contar a história dos Carmelitas, desde a fundação da Ordem até a chegada em Santos:

A Ordem do Carmo


Á 800 anos nascia no Monte Carmelo, a Ordem do Carmo. Seu espírito está caracterizado por dois elementos: sua origem em Santo Elias, e sua dedicação a Maria. O Monte Carmelo é uma cadeia de montanhas, que tem 25 km de comprimento por 12 de largura, com uma altitude máxima de 546m, localizado na Terra Santa, hoje Israel. (...)Carmelo significa graça e fertilidade. A Bíblia o pinta como uma torrente, a fonte de Elias, e uma vinha fertilíssima. (...)
Pela Montanha bíblica do Carmelo passaram muitas raças e civilizações orientais e ocidentais. Por volta do ano 1192, surge no Monte Carmelo um grupo de eremitas latinos, oriundos da 3ª cruzada para conquistar a Terra Santa. Com o sucesso da reconquista desta Terra ocupada pelos muçulmanos desde o séc. VII, começaram as peregrinações ao país de Jesus. Como o Monte Carmelo era repleto de grutas,(...) ele passa a ser habitado por eremitas, que se constituíram nos primeiros carmelitas. Esses cristãos viviam na simplicidade, buscando a solidão e a oração, vivendo em obséquio de Jesus Cristo, isto é, no seu seguimento e a seu serviço. Com o passar do tempo, os primeiros carmelitas sentiram a necessidade de se organizar e de criar uma regra para sua convivência.
Elegeram um superior, e pediram ao patriarca de Jerusalém, Santo Alberto, que lhes escrevesse uma regra que estivesse de acordo com o seu propósito de vida. Isso ocorreu entre 1206-1214. A Regra Albertina pode ser dividida em duas partes: a organização externa do Carmelo e a vida interior dos carmelitas. Substancialmente a regra é eremítica. Os religiosos viverão em celas separadas, escavadas na rocha; haverá um lugar central para o oratório; nele se recitarão o Ofício Divino e a Missa Diária; nele também haverá lugar para o Capítulo conventual semanal. O porquê de sua vida é a contemplação, utilizando como meios principais a solidão, a mortificação e o trabalho manual. O guardião do eremitério é o Prior, eleito por maioria dentre os ermitões. Na obediência se concentram os votos religiosos; a pobreza é absoluta e o trabalho manual obrigatório. Junto a isto está a meditação contínua da Bíblia e o exercício das virtudes monásticas.
A princípio parecia que a Ordem não sairia da Palestina. Contudo mudanças políticas no país de Jesus obrigaram os carmelitas a emigrarem para a Europa. (...) Em 1238 se dá a transmigração dos carmelitas, que se estabelecem em Chipre, Sicília, França e Inglaterra. Em 1291, o mosteiro da Santa Montanha foi incendiado e martirizados os últimos carmelitas remanescentes. Foi muito difícil para a Ordem do Carmo permanecer na Europa conservando a tradição eremítica. Era preciso fazer adaptações à Regra de Sto. Alberto, conciliar a vida contemplativa com uma vida de ministério a serviço da Igreja. Foi através do trabalho incansável de São Simão Sotck, Superior Geral da Ordem, que os carmelitas conseguiram a aprovação das mudanças necessárias pelo Papa Inocêncio IV. Assim, nasceu no Carmelo (...) a vida ativa que se exerce como fruto e conseqüência da contemplação que continua sendo fundamento e princípio da vocação carmelitana.
A expansão da ordem durou três séculos, com a fundação de grande número de mosteiros, tanto masculinos como femininos. A fundação do mosteiro feminino de Ávila (Espanha), por Santa Teresa, iniciou um processo reformador, graças também à cooperação de São João da Cruz. Fica constituída, em 1593 a divisão dos carmelitas em Calçados, ou da Antiga Observância e em Descalços, ou Teresianos.
Os séculos XVI e XVII caracterizam-se pela expansão da devoção mariana, das ordens terceiras e da confraria do Escapulário.


O Carmo no Brasil

A chegada ao Brasil se deu em 1580 quando reinava em Portugal o Cardeal D. Henrique que desejava difundir a fé de Cristo pela nova colônia conquistada e, para tanto, enviou alguns religiosos da Ordem do Carmo na esquadra que tinha por finalidade formar uma Colônia na Paraíba, especialmente para repelir os corsários huguenotes que infestavam o norte do Brasil. O capitão comandante dessa esquadra foi um fidalgo de sua casa, o renomado navegador Frutuoso Barbosa. Os religiosos escolhidos pelo então vigário provincial, M.R.P.M. Frei João Caiado, foram: Frei Bernardo Pimentel, Frei Antonio Pinheiro, Frei Alberto de Santa Maria e Frei Domingos Freire os quais, segundo a patente que se encontra no Convento de Lisboa , deveriam fundar conventos não só na Paraíba como em outros lugares. Aproximando-se do litoral de Recife, a armada foi dispersa por uma tempestade e os frades carmelitas se estabeleceram em Pernambuco, fundando em 1583 seu primeiro convento no Brasil, na cidade de Olinda, (...) logo depois, em Salvador. O aumento do número de frades em outras expedições que vieram de Portugal, deu ensejo à expansão do Carmo no Brasil, através da fundação de outros conventos em direção ao sul do país.
A seguir foram fundados os seguintes Conventos:
  • Santos (SP) - 1589

  • Rio de Janeiro-1590

  • Angra dos Reis- 1593

  • São Paulo - 1594

  • São Cristovão (SE). 1600.

  • Paraíba do Norte - 1608

  • São Luiz do Maranhão - 1616

  • Belém do Pará - 1624

  • Mogi das Cruzes (SP) - 1629

  • Recife - 1631· Goiana - 1636

  • Alcântara - 1647

  • Rio Real - 1683

  • Vitória - Anterior a 1685

  • Itu - 1719

O Carmo em Santos

Em 24 de abril de 1589, José Adorno e sua mulher doaram a Frei Pedro Viana a capela de Nossa Senhora das Graças, imortalizada na pintura de Benedito Calixto, que era próxima ao local onde hoje está o Museu da Bolsa do Café. Essa capela foi a primeira casa dos Religiosos do Carmo, onde moraram por dez anos. Em 31 de agosto de 1589, Brás Cubas, grande benfeitor da Ordem do Carmo em Santos,comprou, em 1599, o terreno onde está nosso Convento do Carmo até hoje.
Não é preciso destacar que o Convento está totalmente mergulhado na história do Brasil e de Santos.

Missa Solene

Foto: Márcia Madi

*Veja mais fotos clicando na coluna direita em "sala de imprensa" ou em nosso perfil do orkut

Fontes: Igreja do Carmo , Província Carmelitana de Santo Elias e Diocese de Santos

0 Comments:

Post a Comment