Resumo das Atividades do Convento do Carmo - Período de Janeiro a Abril/2009

Janeiro

O início do ano de 2009 no Convento do Carmo de Santos foi marcado pelas palavras Restauração e Revitalização, repetidas ao final de cada celebração, quando o reitor do Santuário apresentava à assembléia o Programa de Incentivo Fiscal concedido pela Prefeitura Municipal de Santos aos munícipes interessados em patrocinar a restauração de imóveis degradados, localizados na região central da Cidade.

Por se tratar do primeiro beneficiário desse programa conhecido como "Alegra Centro", a captação vem acontecendo de maneira bastante lenta e, dada a resistência de empresários ainda não familiarizados com a legislação municipal, a maior adesão acontece por parte de pessoas físicas, contribuintes de IPTU e simpatizantes com a causa.

Também no mês de Janeiro teve início as obras emergenciais para os quais foram convocados funcionários da Província Carmelitana de Angra dos Reis. Os serviços a serem realizados foram:

  • Retirada de vazamentos no telhado e recomposição do sistema de calhas e descidas de água;
  • Recuperação preventiva e escoramento de parte dos altares laterais da Igreja;
  • Recuperação e instalação da mesa de comunhão;
  • Colocação de um módulo de madeira no presbitério, permitindo o recuo do altar, recompondo o espaço liturgicamente;
  • Substituição da porta de entrada do Convento.

Todo o projeto teve que ser submetido aos órgãos de preservação do patrimônio histórico nos três níveis (municipal, estadual e federal), além do acompanhamento constante do Ministério Público Federal.

Fevereiro

Entrou em funcionamento o blog do Convento do Carmo de Santos, permitindo uma interação com os frequentadores do Santuário, alunos de Frei Lino no curso de Teologia para leigos do Instituto Beato José de Anchieta, bem como todos os demais simpatizantes com as causas do Santuário.

No dia 17 ( terça-feira), aconteceu a comemoração do décimo primeiro ano de trabalho de Frei Lino de Oliveira.

Nos dias 22,23 e 24 de Fevereiro foi o período de carnaval. Realizou-se o Retiro Carmelitano de Carnaval, que contou com a participação de 60 pessoas. As palestras tiveram como tema Os Santos Padres da Igreja.

Dia 25 de Fevereiro tivemos a imposição das cinzas, na missa das 18 horas. Nessa mesma data foi celebrada uma missa preparada pelos casais da equipe de Nossa Senhora de toda a diocese de Santos.

Março

O reitor do Santuário e sua advogada estiveram no gabinete do Secretário Municipal de Planejamento, arquiteto Bechara Abdalla Pestana Neves, para tratar de assuntos relativos ao programa de Incentivo Fiscal para patrocínio das obras de restauração, ficando determinado que os patrocinadores não precisariam recolher nenhuma taxa para protocolar seus requerimentos de certificado de patrocínio para obter isenção fiscal.

Dia 7 tivemos o início de um curso de Liturgia ministrado pelo Padre diocesano Joaquim Ximenes, com duração prevista para 12 aulas. Nessa mesma data teve início a formação de três candidatas a função de coroinha - Gisele, Jaqueline e Thayane.

No dia 23 recebemos a visita do Dr. Antonio Morimoto Jr., Procurador da República em Santos, que assumiu a condução da Ação Civil Pública, sobre a retirada dos postes.

Abril

Abertura oficial da Semana Santa com a realização da Benção dos Ramos na Praça Barão do Rio Branco, seguida da procissão até a Igreja onde aconteceu a missa que contou com a participação do Coral da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Não foi possível realizar a tradicional procissão do Senhor dos Passos nas ruas ao redor do Convento por causa do mal tempo. Dessa forma, em solenidade breve, dentro do Santuário, foram relembrados os momentos de agonia do Senhor.

No dia 08 de abril a comunidade carmelitana comparaceu a procissão realizada pelas ruas do bairro do Boqueirão, em Santos.

O Domingo de Páscoa iniciou-se com a Procissão da Alvorada e após a missa solene, foram distribuídos entre os presentes os pães utilizados no ofertório, reforçando o sentimento de fraternidade e partilha.

Antes da missa das 18 horas, foi restabelecida a prática da reza da Oração das horas entre os frequentadores do Convento nos cadeirais do presbitério. Isto somente foi possível graças a doação dos livros por um benfeitor do Santuário, além do deslocamento do altar.

Na quinta-feira (16) aconteceu a reunião com o Procurador da República, Dr. Antonio Morimoto Jr., representantes da Prefeitura, CPFL, CONDEPASA, Convento do Carmo e NET (usuária do poste), ocasião em que o representante da CPFL propôs a retirada dos quatro postes que prejudicavam a visualização do conjunto e a remoção da fiação para o outro lado da Praça, no prazo de 60 dias contados da aprovação do projeto por parte dos órgãos de defesa do patrimônio nos três níveis (federal, estadual e municipal). A Prefeitura de Santos encaminhará projeto de iluminação pública, considerando a retirada dos postes.

No último feriado do mês ( 21) o jornal A Tribuna publicou uma matéria convidando para a comemoração dos 420 anos do Santuário e destacando a dificuldade em conseguir patrocinadores para a restauração.
E hoje, como todos sabem, haverá a missa solene de abertura das comemorações dos 420 anos de fundação do Convento do Carmo em Santos com a presença de autoridades e convidados.

1 Comment:

  1. Ariane Zoby said...
    Valeu, meninas!! Isso é que é eficiência!!!!
    Mais uma dúzia de vocês e o país finalmente teria jeito...
    Abraço fraterno...

Post a Comment