Escapulário. Expressão de amor e proteção de Nossa Senhora

Mesmo que você nunca tenha usado um escapulário, é impossível que não tenha visto em alguém. O escapulário é um dos sacramentais mais usados pelos católicos. Consiste num cordão que se leva ao pescoço com duas peças pequenas, uma com a estampa de Nossa Senhora do Carmo e outra com a de Jesus. E o que vem a ser isso?


Os seres humanos comunicam-se por símbolos. Cada país é identificado por uma bandeira; Cada time, um uniforme, uma cor ou um mascote. Assim também são as comunidades religiosas: cada hábito é um sinal de consagração a Deus. O escapulário é um símbolo tipicamente carmelita.


No ano de 1246, San Simón Stock foi nomeado prióre da Ordem dos Carmelitas. Ele compreendeu que sem uma entrega total à Maria, a Ordem acabaria em pouco tempo. Simón recorreu à Maria, colocando a Ordem embaixo do seu amparo, já que à ela pertenciam. Em resposta à sua fervorosa oração, em 16 de julho de 1251, apareceu a San Simón Stock a Maria para dar o escapulário à Ordem com a seguinte promessa:


"Este deve ser um símbolo e privilégio para ti e todos os Carmelitas. Quem morrer usando o escapulário não sofrerá o fogo eterno"


Quem tiver a devoção e usá-lo receberá de Maria, na hora da morte a graça do arrependimento e de sua santa intercessão junto ao Senhor. Por parte do devoto, o escapulário é um sinal de compromisso de viver a vida cristã seguindo o exemplo perfeito da mãe de Jesus. Muitos leigos, com o tempo, foram sentindo o chamado de viver uma existência mais comprometida com a espiritualidade carmelita e a Igreja estendeu o privilégio do escapulário para todas as pessoas.


A palavra escapulário vem do latim "escapulae" que significa "ombros". Originalmente, era um vestido sobreposto nos ombros que os monges utilizavam durante seu trabalho. Mais tarde, se deu a este traje o sentido de ser a cruz que, como discípulos, levamos sobre nossos ombros.


O primeiro escapulário deve ser bento e imposto por um sacerdote. Ele é o símbolo de nossa identidade de católicos, vinculados intimamente a Maria, com o propósito de viver plenamente segundo nosso batismo.
---
Mais alguns dias e estamos bem próximos da festa do Carmo, que vai de 7 a 27 de julho, aqui no Convento. Venha comemorar conosco!

0 Comments:

Post a Comment